Eu nunca dei meu endereço de e-mail pro Cauê Macris. Aliás, nunca dei meu endereço de e-mail pra político nenhum. Nem meu tio, que sempre concorre pra vereador em Santa Bárbara, tem meu e-mail.

Eis que dia 1/4 eu recebo um e-mail não solicitado do dito Vereador Cauê Macris. Tentando me lembrar quando eu havia dado o endereço do meu e-mail pra algum político, lembro-me que estudo com uma pessoa que trabalha com o sr. Vereador, e lembro-me que essa pessoa tem meu e-mail. Depois disso passei alguns minutos pensando como essa pessoa é legal, e nunca deixaria meu e-mail com o chefe dela.

Cauê Macris, Vereador e spammer, com sua melhor carinha de bunda.

O conteúdo do e-mail não era nada demais, só uma mensagenzinha de páscoa:

Celebrar a Páscoa é acreditar na renovação…Páscoa…
É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
[Toda uma lista de coisas que são “a páscoa”]
É vermos que hoje…
somos melhores do que fomos ontem.

Este é um momento de reflexão sobre a vida, sobre os atos e os acontecimentos, momento de acreditar mais, aumentar a Fé e a Esperança.

Desejo a todos as amigas e amigos uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

Cauê Macris, vereador e presidente da Câmara Municipal de Americana/SP.

Que recebeu uma pequena resposta:

Errado.

Páscoa é dia de ficar à toa em casa, de barriga pra cima, tomando cerveja gelada. Pra isso servem os feriados. Ninguém precisa de um dia inteiro livre pra ficar refletindo sobre valores morais milenares.

Pro inferno com a sua mensagenzinha sentimental. E cadê meus ovos de chocolate?
Não se esqueça de visitar meu blog: https://motosserrav8.wordpress.com

O nome disso, pra mim, é Spam. Pra facilitar as coisas, vou pegar uma definiçãozinha da Wikipédia:

O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente osspams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Já tenho muito Spam pra me preocupar...

Quando saímos pela rua, estamos sujeitos a todo tipo de influência midiática e publicitária. Isso não deveria se repetir nos domínios particulares privados, como em nossas caixas de correspondência, tanto reais como virtuais, a não ser quando solicitado. Acho memorável a iniciativa do Mulher Cerveja Futebol S/A, com seu Spam de Qualidade Duvidosa. É um newsletter que você escolhe no site se quer receber (ou não, se você for emo), e depois pode, segundo recomendação dos caras do MCF S/A, mandar para as pessoas que provavelmente gostarão de receber. É meio que uma divulgação boca-a-boca. Pode ser não solicitado, mas não é Spam.

A ação do Macris me faz pensar em como os políticos usarão as mídias digitais (que estão em constante evolução) para sua promoção. Imagino que alguns as utilizarão de forma criativa. Gosto particularmente do twitter do José Serra, que além de informações sobre seu governo (que são a minoria do conteúdo), apresenta dicas culturais, sobre música, cotidiano, e coisas do gênero. Serve para mostrar que ele é uma pessoa normal (mas nem por isso voto nele).

Por outro lado, imagino que a inclusão digital trará a digitalização massiva da publicidade política do Brasil, e grande parte dessa publicidade provavelmente será veiculada em forma de Spam, simplesmente por ser o meio com maior dispersão e menor custo. Rezo pra Alá pra que essa encheção de saco não chegue a acontecer e fique só na minha cabeça.

E pra quem quiser, o e-mail do Ilmo. Sr. Cauê Macris:

cauemacris@camara-americana.sp.gov.br

por Titio.

Anúncios
comentários
  1. Stein disse:

    Dentro de menos de 48 horas o Congresso irá finalmente votar no Projeto de Lei Ficha Limpa. A Lei Ficha Limpa irá remover das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas.

    Veja esse site enquanto é tempo – https://secure.avaaz.org/act/index.php?r=act

  2. Stein disse:

    A ocupação da pessoa que trabalha para vereador é mandar mensagens, por isso deve ter sido a sua colega de escola que aproveita os endereços que tem, pois um colega seu Tittão (de escola??) também recebeu mensagem.
    A sua colega pensou em te deixar “alegre” com uma mensagem de político tão “importante”. Por incrível que pareça, existem pessoas que ficam felizes ao receber mensagens de políticos (santa ignorância).
    Isso faz lembrar as propagandas que recebi em vários telefonemas, diferença de 5 minutos entre cada, de uma loja da Av. Antônio Lobo. Recorri aos jornais e rádios, para saber se existe algum órgão esclarecedor ou que me informasse uma ação a tomar contra esse transtorno, pois no dia a dia isso atrapalha muito.
    As respostas foram vagas e muito desanimadoras, as pessoas pareciam retardadas, então eu dizia: quer dizer que essa loja é de algum importante da cidade e todos estão com os rabos presos?
    Eu ouvia um gemido, sem saber se era concordando ou discordando, tipo: humm…
    Até a Procon não sobe me informar ou esclarecer melhor.
    Na política o Macris filho está recebendo muitos empurrões do Macris pai, o pai está até se anulando para dar os créditos ao filho.

  3. aNONYMOUS disse:

    Cara estou totalmente de acordo com sua resposta ao spam do político. O único porém é que 85% do país é composto por acefalos sentimentais que ficam com um sorriso de orelha a orelha quando recebem uma mensagem de pensamento positivo ou de cunho religioso (ou seja irracional). Nada tenho contra o moralismo, muito pelo contrário, afinal aqueles que desprezam a moral o fazem por desejarem a prática de atos amorais ou simplesmente a preponderância do livre arbitrio aos deveres. O problema do moralismo, não é a idéia em sí, mas o fato de ele ser uma ferramento de opressão e manipulação ideológica das massas. Acaba se tornando um discurso vazio de persuasão e sem resultados práticos…
    O pior não é isso, o art. 37, caput da Consituição Federal da República do Brasil determina que a administração púyblica será regida pelos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, probidade e eficiência. Convenhamos, falar em eficiência e moralidade/probidade quando no dia da Justiça o Judiciário simplesmente sai de férias por ser considerado feriado é um atendando a dignidade da nação.

    Para encerrar, cheguei ao seu site graças a minha necessidade de um convite para o google wave, portanto gostaria de pedir gentilmente ao senhor moderador do domínio que me envie por e-mail. Muito grato pela atenção, e parabéns pelo tópico.

    • Titio disse:

      Valeu pelo comentário, aNON!

      Hoje em dia certas figuras do governo usam dos próprios direitos e princípios do povo como uma ferramenta de coerção, influência e manipulação. E é desagradável, pra dizer o mínimo.

      Quanto ao seu convite pro Wave, pode deixar que eu dou um jeito.

      • aNONYMOUS disse:

        Muito obrigado pelo convite.

        Continuando a discussão, me pergunto se é apenas “hoje em dia” ou sempre foi assim que a elite constrói ferramentas para enganar e/ou oprimir para que possa manter o status quo de dominação.

        Sério, quantos mais eu penso mais me fico convencido que mudamos os argumentos mas a essência continua a mesma só que com uma roupagem diferente.

        Hoje mesmo tive uma discussão com uma conhecida sobre religão, poi graças a Deu eu sou ateu XD . Mas deixando de lado minhas preferências religiosas, quando vejo quem é o público alvo das igrejas percebo que são pessoas de baixa instrução e dependentes emocionais, ou ainda fracassados e idosos, ou seja, as insituições religiosas poderiam usar aquela expressão do tio Bill “I want you”, porque ninguém mais na sociedade os quer. Como conheço o báico da retórica que foca em dizer o que o ouvinte deseja ouvir e com toda a estrutura existente de apoio da elite fica fácil manter essa dominação emocional, ideológica e financeira.

        O triste é chegarmos a outra conclusão: eleições é um mecanismo criado para a elite disputar entre sí para decidir quem ficará no comando e gozará dos frutos da adminstração do período.

        O pior é que vão começar a fazer SPAM direto em campanhas e vão buscar abrigo na liberdade de expressão, uma interpretação absurda mas que será aceita vocês verão. Afinal, nibnguém aqui acha que alguém puniu alguma grande empresa por fazer Spam, né ? A leis ão criadas de acordo com interresses de certos grupo e mesmo que haja uma lei quem garante que ela será cumprida. Basta vermos a Anatel e sua regulamentação de atendimentos por telefone, descumprida a torto direito e alguém puniu as operadoras ?

  4. Tati_♡ disse:

    Ri muitoo!! kkkk

  5. Bender disse:

    Se você perguntar para o Cauê ele jurará de pé junto que não é spam.

    Já o nosso é SPAM em letras garrafais. Só não vendemos viagra pq nossos clientes não precisam (ainda). Ah, e porque a legislação não permite, claro.

    • Titio disse:

      A diferença entre a mensagem de páscoa do Macris e seu e-mail de primeiro de abril é que o seu spam foi solicitado. E foi muito bem escrito, aliás.

      Valeu pelo comentário! Volte sempre!

  6. Tittão disse:

    Engraçado…..eu recebi essa mensagem no e-mail tbm e fiquei me perguntando aonde esse boiola conseguiu….enfim, deletei e segui minha vida, mas achei muito foda a sua resposta Denis..UAHSuAHSuAHSuAS…cada uma, pau no cu do caue e da galera…

    abraços, arrombadssss…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s