Realidade Aumentada e o futuro das mídias.

Publicado: 24 de março de 2010 por Titio em Cotidiano, Floresta, História, Mídias Alternativas, Publicidade
Tags:, , , , , , , ,

Você conhece a Realidade Aumentada?

Realidade Aumentada é um processo que se utiliza de computadores para processar e adicionar informações à realidade perceptível. Tal conceito existe dentro do que se chama Realidade Mediada, que é a utilização dos computadores para manipular a percepção da realidade, não necessariamente somando elementos. Nela, incluem-se a Realidade Virtual e a Realidade Modulada.

A tecnologia por trás de tudo consiste em uma câmera, de onde vem o input, um hardware decente, que tenha capacidade de rodar o software que lê o input e trabalha em cima dele para depois enviar a imagem pós-processada para uma tela (output). Quando um determinado símbolo é enviado pelo input, ele é interpretado pelo software, que adiciona elementos e informações ao input e o envia como output.

Os primórdios da história da Realidade Aumentada datam de muito tempo atrás, dos primeiros simuladores e experimentos com o Cinema 3D, usando óculos anáglifos (aqueles com uma lente vermelha e outra azul), mas as tecnologias de Realidade Aumentada só foram se desenvolver significativamente e cair na boca e nos olhos do povo muito recentemente.

Para exemplificar, o primeiro browser de realidade (sim, navegador de realidade) só foi lançado ano passado. É o Layar, que foi utilizado para esconder pistas no ARG (alternate reality game) Love Letters to the Future (procure por Maya2109), do Greenpeace e da Xenophile Media, que rolou na época do COP15. Uma das pistas, inclusive, estava escondida perto do Túnel Ayrton Senna, Em São Paulo.

O Futuro da Realidade Aumentada.

Os browsers de RA andam cada vez mais desenvolvidos. Assim como nos navegadores de computadores, rola uma integração entre serviços. Pode-se conectar Twitter ao Buzz, utilizando Geotagging e pesquisa ao mesmo tempo. É o caso do acrossair, navegador de RA para iPhone que permite achar bares próximos pra tomar uma Stella Artois com os amigos ou descobrir o que as pessoas que passam por você na rua tuitaram recentemente.

A tendência de integração dos serviços e dos produtos eventualmente levará a Realidade Aumentada ao contato direto com o ser humano. Celulares como o iPhone e os Androids evoluirão e apresentarão uma capacidade estonteante, e o homem não vai tardar a encontrar um modo de fundir tudo isso com o próprio corpo (sim, idéias transhumanistas são legais) afim de facilitar ainda mais sua vida. Implantes de chips e processadores em diferentes locais do cérebro ou do sistema auditivo, combinados com óculos ou lentes de contato onde possam ser exibidas informações, bem como a natural evolução da Internet (como, por exemplo, o protocolo HTML5, ou os DNS públicos) tornarão possível uma integração completa entre o homem e o mundo digital. Imagine como seria um futuro assim.

Foi o que fez o estudante de Arquitetura e Mídias Alternativas Keiichi Matsuda em seu vídeo “Domestic Robocop”.

O futuro não está muito longe. Hoje, a RA já possibilita coisas bastante interessantes. É uma tecnologia que está sendo implantada em capacetes de motocicletas e pára-brisas de carros. É também utilizada como uma ferramenta publicitária alternativa, tanto quando utilizada de modo puro (como nas campanhas da Guaraná Antárctica, Adidas ou Doritos) como quando inserida em outras formas de publicidade (ARGs, outdoors, games, ou eventualmente alguma aplicação revolucionária com o advento da TV digital).

E você? O que acha desse lance da Realidade Aumentada?

Com toda licença, Titio, mas só pra complementarmos esse assunto, vejam o vídeo de Leonar3Do, projetando em 3D com realidade aumentada. Incrível…

por Titio.

Anúncios
comentários
  1. Tittão disse:

    Não tem o que falar, primeiramente o texto está excelente e o assunto é interessantíssimo, imaginem todos usando essa tecnologia, isso nao vai demorar para acontecer, logo logo estaremos todos nessa tbm!!

    Viva o telex!!

    Abraçoss!!

  2. Enisio disse:

    parabéns pelo post, muito bom, você escreve realmente bem xD
    o último vídeo me fez lembrar do filme “Gamer”, tem bastante disso nele, é um ótimo filme de ação, mas só se você gostar de ver sangue porque tem muitoo nele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s